terça-feira, 5 de abril de 2022

Palestra de 04.04.2022

Realizamos uma sessão de "Cinema e Psiquiatria" projetando o episódio 03 da primeira temporada da série "Modern Love", com título "Take Me as I Am, Whoever I Am", uma comédia romântica, com a atriz Anne Hathaway interpretando uma personagem com transtorno bipolar do humor.



Estudamos os critérios diagnósticos segundo o DSM-5 para os transtornos bipolar tipo I, bipolar tipo 2 e ciclotimia. Nossa palestrante do dia foi a professora Rosane Bittencout.

Através da análise da personagem Lexi, avaliando sua aparência extravagante, noites sem dormir em alta atividade e energia, pensamento e fala acelerados, hipersexualidade, delírios catatímicos, alta produtividade, alternados com fases de depressão grave com humor deprimido, abandono completo de suas atividades, abandono dos cuidados pessoais, hipersonia, além da evidência, durante a série, da necessidade de uso de fármacos e sessões de eletroconvulsoterapia para controle de sintomas graves e, por fim, com a perda extrema de funcionalidade em sua vida pessoal e laborativa, compreendemos, ao final da discussão, que trata-se do diagnóstico da BIPOLARIDADE TIPO 1 na personagem. Chamamos a atenção sobre o aspecto FUNCIONALIDADE do indivíduo quando da diferenciação entre a Bipolaridade tipo 1 (grave perda) e da Bipolaridade tipo 2 (discreta ou ausente, quando na hipomania).

Com isso fechamos a primeira parte desta sessão clínica, com o debate sobre o diagnóstico e  daremos continuidade à discussão sobre o tratamento da bipolaridade no próximo encontro que será no dia 02.05.2022 às 18:30.

Lembrete: nossas sessões clínicas acontecem sempre na primeira segunda feira de cada mês, sempre no mesmo local e horário. Fornecemos certificado (como ouvintes) aos presentes. Acompanhe a programação atualizada aqui neste blog.


Forte abraço!
Prof. Thiago Coronato e Profª Rosane Bittencourt


Fotos do encontro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário