domingo, 13 de fevereiro de 2022

CID-11


 Os sistemas classificatórios auxiliam os médicos e pesquisadores a unificarem o nome dos diagnósticos e os critérios para identificação dos transtornos, de forma que em todos os países sejam utilizados os mesmos nomes.

Em Psiquiatria contamos basicamente com 2 manuais diagnósticos: o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em sua 5º edição - editado pela Associação Americana de Psiquiatria), atualizado em 2013 e usado principalmente por pesquisadores e na divulgação científica de artigos e a CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, em sua 11ª edição - produzida pela Organização Mundial de Saúde - OMS), que acaba de entrar em vigor em 2022, sendo de uso rotineiro para elaboração de laudos, atestados médicos, documentos técnicos, entre outros.

A CID-11, até o momento, não possui edição em português, mas sua versão em inglês já está disponível no site https://icd.who.int/en.

O capítulo da Psiquiatria, antes com seus códigos iniciados pela letra "F", agora passa a ser iniciados pelo número "6".

Para fazer o download no capítulo 06, denominado "
Mental, behavioural or neurodevelopmental disorders", entre no link https://icd.who.int/browse11/l-m/en, clique em "Info" e então em "Print Vertions". Uma pasta com todos os capítulos, em inglês, da CID 10 será baixada em seu computador.

Informaremos quando o site da OMS disponibilizar a tradução em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário