sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Sessão Clínica de 01.11.2021

Título: Transtorno de Ansiedade de Difícil Controle
Apresentação: Ramon de Vasconcelos Martins
Professores presentes: Corina Molter, Rosane Bittencourt e Thiago Coronato
Público: 17 pessoas (acadêmicos de medicina, membros da Liga de Saúde Mental da UNIFASE/FMP, médicos generalistas, médicos psiquiatras de Petrópolis).

Ramon de Vasconcelos, pós-graduando em psiquiatria, apresentou um caso clínico sobre transtorno de ansiedade resistente aos tratamentos estabelecidos até o momento, tendo tido a oportunidade de levar à sessão clínica a paciente em questão e sua psicóloga, que puderam enriquecer o debate através de entrevista realizada em tempo real. A comunidade acadêmica e os professores presentes puderam debater o caso e sugerir condutas a serem tentadas pelo médico assistente. Após a reunião realizada no Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina, no bairro Samambaia, em Petrópolis, houve um lanche para confraternização dos presentes.

A título de curiosidade para aqueles que não estiveram na sessão, a paciente já fez diversos esquemas de tratamentos com antidepressivos isoladamente ou associados, sem resposta adequada para seus sintomas ansiosos. Sugeriu-se que a paciente utilize, de forma escalonada até dose plena, a substância buspirona, e na falha desta intervenção, que utilize pregabalina em alta dosagem. Essas decisões foram baseadas no diagnóstico exaustivamente discutido, na psicopatologia específica da paciente em questão e nos tratamentos já utilizados anteriormente.


Thiago Coronato, Rosane Bittencourt, Corina Molter e Ramon de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário